Image Map

SOBRE O BLOQUEIO CRIATIVO E AS MANEIRAS DE ACABAR COM ELE

29 de abril de 2015


Desde pequena, tinha necessidade de mostrar para as pessoas minhas criações. Um desenho, uma cartinha, a casinha da boneca pronta. Ficava extremamente feliz com os elogios e isso me motivou a gostar de atividades que envolvam a criatividade até hoje.
Acontece que, se você é como eu, sabe que não existe técnica. Algumas pessoas acreditam que basta sentar e se esforçar que as ideias vão surgir, mas na minha opinião, isso só vai dar em algo pior: a frustração.
Eu entendo da correria de vida. Das responsabilidades, das cobranças. E é por causa desse estresse que a gente tem a impressão de que não consegue fazer algo produtivo. Mas ainda bem que existem algumas maneiras de reverter essa situação! É por isso que reúno nesse post algumas dicas para quem encara essa realidade na vida profissional ou em hobby.



1. Controle da Ansiedade. A primeira vilã a aparecer. Alguma vez na sua vida, a ansiedade já te adiantou de alguma coisa? Já melhorou as coisas para o seu lado? Acredito que não. Então deixe o desespero de lado, e passe para o passo seguinte.



2. Prazeres diários. Faça algo que te dá prazer. Tome um banho quente, escute música, faça um exercício físico, uma caminhada, coma algo gostoso... e aí sim comece a produzir. E quando no meio da produção você se sentir cansado novamente? Repita os passos anteriores!



3. A sua mente não é um HD. Por isso, tenha um bloco de anotações! Muitas das minhas melhores ideias surgiram quando eu estava sentada no ônibus sem pensar em nada. Anotar tudo te ajuda a controlar afazeres, acumular ideias, e controlar o tempo.



4. O tempo! Certa vez, li em um artigo que a melhor hora para exercitar sua criatividade é a partir das 23 horas. Para mim funciona! (Reparem no horário que esse post foi publicado), mas acredito que cada um tem seu tempo. Tá aí a categoria que mais preciso organizar!



5. Sem capricho. No primeiro momento, rabisque. Erre. Isso vai te forçar a revisar o texto (que é uma etapa muito importante) e a não se preocupar com detalhes externos. (Vocês precisavam ver meu rascunho desse post!)



6. Estímulo. Nunca deixe de assistir filmes e séries, ler livros, jornais, blogs, desenhar e fazer qualquer atividade que estimule a sua criatividade.



Eu espero muito que vocês tenham gostado dessas dicas e que sirva para alguém que enfrenta as mesmas dificuldades que eu. Sabe o mais legal? A ideia desse post surgiu porque eu estava passando por... adivinha! Um bloqueio criativo! Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário